sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Discos para não esquecer jamais [1]


Começo essa nova seção do 22 e ½ com dois discos que fizeram parte da minha adolescência. Aliás, quase todos os que aparecerem por aqui serão os que eu ouvia quando era mais novo (ou seja, adolescente). Por isso mesmo, venho aqui de público pedir a ajuda do meu sócio Carlos para diversificar um pouco. Se depender de mim praticamente só vai ter punk rock por aqui!
Em 1999, o Blink 182 lançava o seu terceiro álbum de estúdio que os lançaria definitivamente para o sucesso. O pop punk da banda estadunidense conquistou principalmente os adolescentes. Cheios de senso de humor, Tom, Mark e Travis lançaram os sucessos "Adams song", "What´s my age again" e "All the small things". Essas três faixas viraram hinos da banda que as tocaram até o final da carreira. Até nos clipes as bandas caprichavam no bom humor. Em "All the small things", a banda dá um presentinho todo especial às boy bands da época, especialmente aos garotinhos do Backstreet Boys. Em "What´s my age again", o trio canta a música toda completamente nús.
Em 2001, o Blink 182 lançava o Take off your pants and jacket. A grande curiosidade do álbum é em relação logo ao seu título. Quem entende um pouquinho de inglês deve ter sacado o trocadilho malicioso que existe no nome do CD. Jacket em inglês quer dizer jaqueta mesmo, portanto literalmente o título quer dizer nada mais do que “tire suas calças e sua jaqueta”. Contudo, o termo “Jack it” é uma expressão popular americana quer dizer masturbe-se (ou, sendo popular também, quebre uma). Oralmente não há muita diferença em falar jacket ou jack it. Portanto, transformemos o nome em “tire suas calças e quebre uma”.
Consagrados pelo sucesso do álbum anterior, Enema of the State, a banda tentou manter a mesma sonoridade no novo CD. Seria difícil repetir o sucesso anterior, mas com o mesmo senso de humor e com a adesão em massa do público teen, “Take off your pants em jacket” vendeu mais de 4 milhões de cópias e colocou definitivamente o nome da banda no mesmo patamar de outras do punk rock, como Green Day e The Offspring. “The rock show”, “Stay toghether for the kids” e “First Date” foram as faixas de mais sucesso, mas vale a pena ouvir todas as outras também.
Em 2005, uma briga acabou com o Blink 182. Hoje, Mark Hoppus e Travis Barker (baixista e baterista do Blink, respectivamente) formaram a banda +44. No single do álbum, “No it isn´t”, Mark destila todo o seu rancor por Tom pelo fim do Blink 182 e diz literalmente que “não o agüenta mais”. Tom, por sua vez, está em uma banda chamada Angels and Airwaves (ou AVA, nome da filha de Tom). Com a consolidação dessas novas investidas e com a certeza da briga feia entre Tom, Mark e Travis, parece que o Blink não tem mesmo mais volta.
Seguem aqui abaixo alguns clipes interessantes do Blink, não necessariamente do Take off your pants and jacket. Matem as saudades.

Whats my age again?



All the small things



Adams song



Rock show



Stay together for the kids



First date

Nenhum comentário: